Mudança de planos / Plan changes

[lang_pt-br]Para simplificar um pouco o desenvolvimento nestes dias frios de outono (no hemisfério sul), decidimos mudar um pouco o nosos plano e metodologia de desenvolvimento. A partir de agora, vamos focar em finalizar e estabilizar o formato de arquivos e estrutura de dados, por isto, nos próximos meses, vamos trabalhar intensivamente mais no editor que no motor de jogo. A nova estrutura de arquivos será:

  • data/games/game_XXX
  • – game.dat – links do mapa para estágios, música da intro, tela de seleção de fase, etc
  • – stage_list.dat  – contém um estágio, ponto incial dos jogadores, qual o boss, música de fundo, ligação entre mapas, etc
  • npc_list.dat – lista de todos os npcs do jogo
  • obj_list.dat – lista de objetos do jogo
  • map_list.dat – lista de mapas do jogo

Cada mapa dentro do arquivo map_list.dat, terá uma lista com 512 espaços para npcs e mais 512 para objetos, estes serão alocados no jogo como uma lista encadeada, cada estágio terá espaço para até 20 mapas e cada jogo espaço para 50 estágios. É um número grande mesmo, mas como se tratará de um limite fixo e permanente, é melhor que seja alto, já que não irá interferir com quem quiser criar apenas 2 mapas, e também possibilitará jogos imensos. A lista de objetos conterá desde tanques e pílulas de energia até plataformas móveis.

Assim que tivermos uma definição completa da estrutura dos arquivos, a publicaremos aqui.[/lang_pt-br]

[lang_en]To simplify the development a bit in those cold days of autumn (in south hemisphere), we decided to change a bit our plan and methodology. From now on, we’ll focus into finish and stabilize the file format and data structure, that is why, in the next few months, we’ll be working more in the editor than in the game engine. The new file structure will be:

  • data/games/game_XXX
  • – game.dat – links from map to stages, intro and stage select music, etc
  • – stage_list.dat  – a stage, players start point, what boss it does have, background music, link between maps, etc
  • npc_list.dat – all npc for the game
  • obj_list.dat – all objects for the game
  • map_list.dat – game map list

Each map inside the map_list.dat will have 512 slots for npcs and more 512 slots for objects, those being allocated in game as a chanined list, each stage will have 20 slots for maps and each game, slots for 50 stages. It is a big number really, but as it is a phisical limit, it is better that it is high now, once it will not matter if someone decides to create just two maps and one stage, but also will allow imense games. The object list will contain from energy tanks and pills to mobile platforms.

One we have completed the file and data structure definition, we’ll publish it here.[/lang_en]

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