REVIEW: Lord of the Rings: The Third Age

Esse é um review preliminar, confrome eu for avançando no jogo posso alterar algumas opniões.

Essa é a cópia mais descarada de Final Fantasy que alguém, a Electronic Arts no caso, já fez, mas o resultado ao invés de ser uma colcah de retalhos impressiona. Claro que esse jogo não traz aquela costumeira qualidade no acabamento gráfico dos jogos da Square-Enix, mas compensa com a fantástica ambientação de Senhor dos Anéis.

O maior problema sem dúvia são os gráficos, se não chegam a comprometer, não tem o acabamento de FF, os polígonos dão aos personagens uma cara bem quadrada, e as texturas são perceptivelmente grandes e esticadas, de forma que o chão e paredes parecem um bitmap distorcido. Esses problemas são compensados em parte com a ambientação, os personagens, suas roupas, os inimigos e equipamentos são muito bonitos (a elfinha é um show à parte). Uma pequena coisa chata é que colocaram um filtro de blur leve nas cenas em que os personagens conversam, fica tudo parecendo enevoado, provavelmente para disfarçar o acabamento gráfico.

O som é algo muito bem trabalhado neste jogo, melhor até que FF, as músicas são as mesmas do filme, trabalhadas para misturarem-se bem aos momentos e fazem você se sentir realmente jogando o filme a toda hora. Os sons também são muito bons, dublagem de primeira, inclusive com o Gandalf narrando toda a aventura com diversas (umas 200) cutcenes tiradas diretamente do filme, mas até os Orcs soam muito bem. Outro ponto fraco do jogo é seu storyline, da mesma forma que Enter the Matrix se passa no decorrer dos eventos do filme, mas limita-se demais ao que ocorre no filme, sem ser original o suficiente.

Como já dito, o jogo copia o sistema de Final Fantasy, mais precisamente de FF X, mas por incrível que pareça a Electronic Arts conseguiu melhorar alguns pontos, um exemplo é a câmera, com um movimento muito mais natural, principalmente porque os mapas são muuuuito maiores, cheios de declives no relevo e com mais caminhos e desvios, o que acaba com a linearidade demasiada de FF X. Um mini-mapa indicando a direção também está presente e é bastante útil, ao contrário dos sinais que apontam se você vai ser atacado ou não logo em seguida. Esse sistema pode ser útil para curar os personagens antes de uma próxima batalha, mas quem é que anda com os personagens com HP baixo por aí em um jogo com batalhas randômicas?
O sistema de equipamento é o clássico de qualquer RPG, não imitando FF X onde eles limitavam-se à emprestas habilidades e não ataque/armadura aos personagens.

Pontos Fortes: Som, Música, Mapas
Pontos Fracos: Gráficos e Texturas, Storyline
Nota: 8,5

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.