Lidando com bugs

[nota do editor: a partir de agora vou recriar os posts em inglês e depois português]

Eu estou atualmente no processo de resolver alguns problemas com o motor do jogo. O primeiro é scrolling [movimento da tela para acompanhar o jogador], enquanto ele foic orrigido e também ajudou a fechar alguns outros bugs [defeitos] feios no código encontrados durante a re-implementação do scroll, ele ainda carece de suporte a dois jogadores, sendo baseado ainda apenas em um. Agora devemos ter o cuidado de não mover a tela de forma que qualquer um dos jogadores ficar fora da tela. Ao passo que mover a tela horizontalmente não é um problema, Rockbot é um jogo de plataformas, então o movimento da tela é mais complexo.
Pense sobre o caso de entrar em uma sala de chefe: como pode um jogador entrar nela sem o outro junto?
Ou quando você sobe ou desce numa escada e a tela é movida completamente para mostrar outra área? Como fazer isto se um dos jogadores sequer está na escada?

A solução, é claro, é impedir um jogador sair da tela enquanto o outro ainda não estiver também na saída desta. Ou seja, para entrear em uma sala de chefe, ambos os jogadores deverão estar na frente da porta ao mesmo tempo. Ou em uma escada simultaneamente para poder entrar em outra área.

Outro problema é que jogando apenas uma pessoa, quando você morre, retorna a um “ponto seguro”, normalmente no início ou meio da fase. Em modo dois jogadores o jogador deve retornar para a mesma parte, mas não no mesmo ponto, porque isto pode fazê-lo morrer novamente – imagine morrer por cair em espinhos e voltar exatamente sobre os espinhos de novo e de novo. Uma solução bastante boa para este problema é encontrada no jogo Chip & Dale de NES, onde o personagem que morreu volta flutuando pela tela em um balão, e quando o jogador achar que está em uma boa posição, aperta o botão e o personagem cai sobre a plataforma.

Apesar de adicionar muitos problemas, ter dois personagens simultâneos adiciona um monte de diversão ao jogo, e é uma característica usada tão poucas vezes em jogos que chega a ser vergonhoso. Bons tempos em que havia Battletoads, Chip & Dale e Contra 🙂

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.