[GBA] Megaman & Bass

Na época do declínio do Super Nintendo [SNES], uma das produtoras de jgoos que mais resistiu a abandoná-lo foi a Capcom, que fez vários jogos inclusive após lançar similares para Playstation [PSX]. Megaman & Bass (Rockman & Forte no Japão) é um destes jogos, lançado nos EUA somente em sua versão para Gameboy Advance, uma pérola produzida após o Megaman 8 de PSX.
O jogo é muito parecido com o 8, inclusive usando vários gráficos iguais, mas conseguiu melhorar algumas falhas do primeiro, como jogabilidade e dificuldade de algumas fases – quem é que já não amaldiçoou a fase do skate? Uma das principais mudanças é a inclusão de um segundo personagem, Bass com habilidades diferentes de Megaman, e que seria o equivalente a dificuldade easy, já que possui duplo pulo, apesar de seu tiro ser bem mais fraco.

[ reutilizaram até os chefes de Megaman 8]

[ quase igual ao 8, mas com o Forte jogável]

De diferente também, o jogo vai abrindo caminhos após derrotar um chefe, ou seja,após derrotar um chefe, um caminho se abre atrás para que você possa acessar outras fases. O que ajuda bastante a descobrir a ordem de uso das armas. De igual, o velho esquema de loja de upgrade, iniciado em Megaman 7, Rush e o cão Forte basicamente ausentes, sem toda a importância que já tiveram como em Megaman 3 e 4 e a boa resposta dos controles, que alavancou a Capcom ao sucesso na época do NES e Super NES.

[ caminhos vão se abrindo]

Este sem dúvida é um jogo que vale a pena ser terminado, mesmo que em um emulador no PC, pois é superior a Megaman 8 apesar de ter gráficos ligeiramente inferiores, ausência de vozes, é bem mais divertido e menos burocrático que o 8. Além disso tem uma database de personagens de TODOS os jogos, mostrando que este é o derradeiro encerramento da série clássica, e o fato de poder jogar com dois personagens, faz com que você queira revisitar as fases diversas vezes. Bem que a Capcom poderia ter colocado o Protoman como personagem secreto também…

[ jogar com protoman é o sonho de muitos]

Gráficos: 8 [conseguir gráficos de PSX no SNES foi uma proeza]
Som: 6 [na média, não ajuda nem atrapalha]
Diversão: 8 [jogar com o Bass e depois com o Megaman vale a pena]
Dificuldade: 5/7 [com o Bass é mais fácil]

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.