O que aconteceu com a Capcom?

Capcom, nome tirado de um termo militar, principalmente da NASA, que quer dizer capitão em comando, e também uma companhia japonesa muito famosa responsável por clássicos, principalmente na época do NES e Super NES, como Rockman (Megaman), Street Fighter II, Yo Noid e muitos outros.
Mas desde alguns anos a empresa parece ter perdido o brilho e a diração, salvo raros momentos em que rapidamente ela logo volta a errar a mão. Veja só alguns exemplos:

– escolhe o Dreamcast como plataforma preferencial de videogames. O PS2 vence como era esperado, a empresa tem que correr para se adaptar e o prejuízo é enorme.
– escolhe a placa naomi da Sega para os arcades ao invés de sua própria placa a CPS3. Nunca consegue se adaptar completamente e o negócio de fliperamas praticamente desaparece do mundo inteiro.
– escolhe uma parceria com a nintendo, lançando com exclusividade jogos para o gamecube. Não tendo aprendido a lição com o dreamcast tem pessima vendagem e é obrigada a quebrar contrato com a big-N e lançar os jogos como Residen Evil 4 para o PS2
– Como havia se concentrado no gamecube, deixa à cargo de um pequeno estúdio seu a criação de jogos para PS2, sem praticamente nenhum jogo de primeira linha fora alguns jogos de luta e versões horrorosas de Rockman.
– O estúdio lança jogos como Akami e Viewtiful Joe, que são extremamente diferentes, divertidos e tornam-se sucessos maiores que a linha da própria Capcom, o nome Clover ganha mais peso que a empresa que o detém.
– A capcom manda fechar o estúdio Clover sem mais explicações além de reestruturação e corte de custos
– O motivo do fechamento do estúdio Clover é revelado: vários funcionários insatisfeitos, principalmente da Clover e incluindo os criadores de Devil May Cry e Resident Evil, deixaram a empresa para formar um novo estúdio chamado Seeds.

A capcom mantém os direitos sobre os jogos, mas perde seus melhores desenvolvedores, parece que pouco resta de uma empresa que já foi líder de mercado.

Lista de jogos da Capcom:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Capcom_games

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.