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Some colors

[lang_pt-br]Estudo preliminar de cores para armas:[/lang_pt-br]

[lang_en]Preliminary study of weapon colors:[/lang_en]

Updated:

Update 2:

Beta 7

[lang_pt-br]E então, o que vai vir no beta 7?[/lang_pt-br]

[lang_en]So, what is coming in beta 7?[/lang_en]

Beta 6 preview

beta 6 lançado / beta 6 released

[lang_pt-br]Atualizado II: O pacote para Nintendo DS também tinha um problema com o binário, atualizamos ele para corrigir o problema.

Atualizado I: Fiz o re-envio dos pacotes de Ubuntu para corrigir um erro de path, se você fez o download deles, por favor, baixe o arquivo novamente e reinstale-o.

É com orgulho que anunciamos o lançamento da versão beta 6. As novidades são muitas para serem listadas, mas basicamente temos um estágio inteiro, com chefe (imóvel, pois ainda não implementamos a inteligência artificial para estes), tela de obtenção de arma, sons, música e uma física bem mais decente.

Criamos versões para Ubuntu 10.04 (o editor requer Qt 4.7.0), Linux (TGZ), Windows (finalmente com pacote do editor), Playstation 2 e Nintendo DS. Para obter os arquivos vá para a página de downloads, e se tiver problemas para rodar o jogo, entre em contato conosco.[/lang_pt-br]

[lang_en]Updated II: The Nintendo DS package also had a problem, we uploaded a new one with a fix.

Updated I: I’ve reuploaded the Ubuntu packages to fix an path error, if you got the package, please download it again and reinstall.

It is with pride, that we announce the beta 6 version. The new features are too many to be listed here, but we basically have now a complete stage with boss (still non-movable once we did not finished implementing the artificial inteligence for it), got weapon screens, sounds, music and pretty decent phisics.

We created versions for Ubuntu 10.04 (the editor requires Qt 4.7.0), Linux (TGZ), Windows (finally with editor package), Playstation 2 and Nintendo DS. To obtain the files, go to the downloads page, and if you have any problem to run the game, please contact us.[/lang_en]

Nintendo DS improvements

[lang_pt-br]A versão para DS está 100% a par com as funcionalidades da versão PC. Nós corrigimos vários defeitos que fizeram o programa bastante jogável no pequeno dispositivo:

  • Corrigido vazamento de memória causada pela transição entre telas
  • Melhoria grande na velocidade, ao remover todas as cópias de fundo de tela e forçando o redesenho da tela a cada laço. Isso também reduziu o consumo de memória.
  • Implementada música de fundo (usa o formato MOD do Amiga em modo de compatibilidade, o que será o padrão para todas as versões no futuro).
  • Implementados efeitos sonos em formato wave (agradeço ao lotd do fórum do devkitpro pelo patch para correção da SDL/IRQ).

Após todas estas melhoras, nós podemos finalmente dar os toques finais ao editor e motor de jogo, já que atualmente faltam a eles apenas alguns poucos retoques como opções de estágio (música de fundo, chefe, mapa inicial), que devem ser fáceis. Algumas partes como terreno (espinhos, esteira esquerda/direita e gele) já estão parcialmente implementadas. Então, nós iremos corrigie um congelamento na versão de PS2, adaptar o systema de som para ter música de fundo no PS2, e estamos prontos para o beta 6, que deverá ser o último beta, já que nenhuma grande melhoria será implementada após este, e então começaremos a distribuir candidatos a versão final, muito antes do esperado inicialmente, quando iremos focar em criar estágios, gráficos e sons.[/lang_pt-br]

[lang_en]The DS port is almost 100% in pair with the PC port. We fixed a lot of issues that made the game very playable on the small device:

  • Fix a memory leak caused by screens transitions.
  • Improve speed a lot by removing all underscreen copies and forcing redraw of the screen each loop. This also reduces memory usage.
  • Implement background music (uses amiga-MOD format in compatibility mode, that will be the default format for all platforms in the future).
  • Implement sound effects in wave format (thanks to jotd from devkitpro forum for the SDL/IRQ fix patch).

After all those improvements, we can finally give the editor and game engine the final touches, as it currently lacks very few things, such as stage options (bg music, start map, boss), that should be easy. Some parts as terrain type (spikes, moving left/right and ice) are aready defined and hal-implemented. Then, we’ll fix a freeze in the PS2 version, adapt sound system trying to implement bg music in PS2, and we’ll be all set for beta 6 release, that should be the last beta, as no new big features will be implemented after it, and then start rolling out release candidates, much sooner than expected, when we’ll really focus in creating stages, graphics and sounds. [/lang_en]

Speed, Bugs and Sound

[lang_pt-br]Trabalhando na versão DS.

Consegui otimizar bastante e até foi possível adicionar suporte a música de fundo. Estou trabalhando para corrigir os bugs, principalmente um congelamento de causa desconhecida, usar menos memória e implementar efeitos sonoros. [/lang_pt-br]

[lang_en]Working in the DS port.

I was able to optimize a lot, and even add background music support. I am working to fix bugs, mostly one that causes a freeze with unknown reason, use less memory and implement sound effects.[/lang_en]

New Graphics

[lang_pt-br]Estamos trabalhando bastante nos gráficos, para dar um acabamento melhor e deixar eles mais únicos.

Eis o novo Rockbot e também um Ape Bot melhorado:[/lang_pt-br]

[lang_en]We are working a lot in the graphics, to dive a better finish and make them more unique.

Here is the new Rockbot and a improved Ape Bot:[/lang_en]

Nintendo DS

[lang_pt-br]Eu consegui corrigir o problema com o pulo no SDK/SDL de DS, então os lançamentos terão novamente a versão de Nintendo DS, mesmo que sem som e um bocado lentas. Parece que não terei que comprar um PSP ou Dingoo tão cedo ;)[/lang_pt-br]

[lang_en]I was able to fix the jum problem in DS SDK/SDL, so the releases will again have the Nintendo DS version, even if without sound and very slow. Looks like I’ll not have to buy a PSP or Dingoo so early ;)[/lang_en]

Preview

The Devil is on the Details

[lang_en]We are focusing beta6 in small improvements for now, since we lost (I hope just for a while) our helper coder and our pixel artist, and I am without much free time. So, we are trying to improve little things like graphics and effects, that while seems foolish, makes the game seems less like an unfinished product. Check here, some examples of Rockbot evolution:[/lang_en]

[lang_pt-br]Para o beta6 estamos focando em pequenas melhorias, já que perdemos (espero que temporariamente apenas) nosso ajudante de programação e o desenhista de pixels, e eu estou sem muito tempo livre. Então, estamos tentando melhor pequenas coisas que parecem bobagem, mas dão um ar de produto mais bem acabado. Confira alguns exemplos da evolução do Rockbot:[/lang_pt-br]